BOTOX E PREENCHIMENTO FACIAL

New Life Prime Odontologia

A toxina botulínica, mais conhecida como Botox que é o nome comercial mais popular, se tornou um excelente meio auxiliar no tratamento odontológico.

Preenchedores faciais e botox na Odontologia

botox para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês - linha que se forma entre o nariz e o canto da boca - o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e traz resultados melhores.Tem sua ação mais ampla e divulgada na dermatologia/estética, mas após pesquisas científicas e estudos de caso, foram avaliados os grandes benefícios do botox utilizado pelo cirurgião dentista na sua área de atuação.

 

Botox trata Bruxismo e Sorriso Gengival

A mesma substância usada para fins estéticos tem sido aliada dos dentistas para uma série de tratamentos odontológicos. Comercialmente conhecida por Botox e outras marcas, a proteína ou toxina botulínica trata bruxismo em adultos e crianças, hipertrofia do músculo masseter, sorriso gengival e dores orofaciais. A substância é liberada pelo Conselho Federal de Odontologia desde 2011 e também é utilizada para facilitar a colocação de implantes.


Preenchimento Facial

O preenchimento consiste em um procedimento onde o especialista aplica materiais específico sob a pele, em rugas e depressões, diminuindo a sua profundidade, com o objetivo de restaurar o contorno e volume do rosto, melhorando o aspecto da região tratada.

O preenchimento, através de técnicas específicas é utilizado para correções de contorno do corpo, do rosto, do nariz. Os profissionais da New Life utilizam de técnicas seguras com produtos de qualidade comprovada pelos órgãos reguladores, como o Ácido Hialurônico, permitido pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia), considerado o melhor e mais seguro preenchedor, pois além de totalmente biocompatível é reversível.

 

Preenchimento FacialRugas Bigode ChinêsRugas Código de Barras
 

Indicações e aplicabilidade do Botox na Odontologia

✓ Bruxismo (ranger os dentes)
O botox é uma forma eficaz de amenizar o bruxismo. Quando aplicado na musculatura da mastigação tem a função de diminuir sua intensidade, gerando uma paralisia flácida e assim preservando as estruturas dentárias e amenizando dores nas articulações dos maxilares.
✓ Apertamento Dental
O botox é uma forma eficaz de amenizar o apertamento dental. Quando aplicado na musculatura da mastigação tem a função de diminuir sua intensidade, gerando uma paralisia flácida e assim preservando as estruturas dentárias e amenizando dores nas articulações dos maxilares.
✓ Hiperatividade do músculo Masseter, temporal e pterigoideo medial
O músculo Masseter é o mais potente do corpo humano, e em algumas pessoas que tem hiperatividade muscular por bruxismo, ele pode ficar com aspecto saliente.
✓ Hipertrofia do Masseter
Etilogia: Esforços mastigatórios unilaterais, DTMs musculares e hábitos parafuncionais.
Pode ser unilateral, causando assimetria da face ou bilaterais, podendo trazer grande prejuízo estético, sobretudo às mulheres, devido ao perfil tornar-se mais masculinizado pelo pronunciamento do volume de tecido na região do ângulo da mandíbula.
✓ Controle das disfunções têmporo-mandibulares/musculares (DTM)
DTM: Conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular e estruturas associadas.
Sintomas DTM: Dor na face, ATM e músculos; dores de cabeça e na orelha; zumbidos auricular e vertigem.
Sinais DTM: Dor à palpação, limitação e/ou incoordenação de movimentos mandibulares e ruídos articulares.
✓ Sialorréia
Apenas recentemente foi proposta como uma opção no controle da sialorréia. Esta neurotoxina potente, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, tem a funções de reduzir a produção de saliva através da inibição da libertação da acetilcolina nas junções neurosecretoras pré-sinápticas das glândulas salivares.
✓ Assimetria do Sorriso
A aplicação de Botox está indicada também nos casos onde há a necessidade de corrigir a assimetria de um sorriso.
✓ Correção do Sorriso Gengival
Na odontologia o botox pode ser utilizado com sucesso para correção do “sorriso gengival”, que se caracteriza pela elevação acentuada do lábio superior ao sorrir, mostrando uma faixa de gengiva grande e tornando o sorriso anti-estético.
Etilogia: Crescimento vertical da face em excesso, lábio curto, excesso de gengiva e hiperatividade dos músculos elevadores do lábio superior.

✓ Implantodontia

Redução de força muscular dos músculos masseter e temporal em carga imediata.
✓ Dores orofaciais e cefaléiasQuando a DTM muscular, através da hiperatividade dos músculos da mastigação, contribuir para alimentar os eventos de cefaléias, sobretudo as enxaquecas e cefaléias tipo tensão, A BoNT pode ser uma hipótese de tratamento.