LASERTERAPIA

New Life Prime Odontologia

Sim, o Laser é uma fonte de luz com vários comprimentos de onda que lhe conferem propriedades terapêuticas. Hoje em dia podemos considerar o laser um auxiliar terapêutico indispensável aos consultórios odontológicos e médicos. Pesquisas científicas atuais demonstram que o laser tem ação anti-inflamatória, e poder de regeneração tecidual. Na odontologia, estes fatores permitem a diminuição do desconforto e uma recuperação mais rápida, imediatamente após a primeira aplicação do laser. Isto também se deve ao poder bioestimulante do laser.

A utilização da laserterapia na odontologia é uma das grandes inovações no tratamento odontológico nos últimos anos para reparação de tecidos e um importante agente coadjuvante no tratamento odontológico convencional ou usado isoladamente em algumas patologias.
O laser de baixa intensidade tem mostrado excelentes resultados no controle da dor, redução dos processos inflamatórios e na aceleração da cicatrização.

laserterapialaserterapialaserterapia

Indicações e aplicabilidade do Laser na Odontologia
✓ Alívio de dores (efeito antiálgico)
Promove o alívio de dores de diversas etiologias, incluindo hiperestesia dentinária, dores de origem pulpar, dores nevrálgicas, dores em tecido mole, mialgias, dores de pré e de pós-operatório. Além dessas aplicações diretas, existem autores que preconizam sua aplicação, em determinados pontos de acupuntura para o alívio indireto desses tipos de dor. Podemos ainda utilizar o laser para irradiar pontos gatilho em dor miofacial, como meio eficaz de tratamento de dor orofacial.
✓ Reparação Tecidual (efeito bioestimulante)
A fotobioestimulação por laser tem sido empregada em tratamentos de condições de necrose pulpar, após o tratamento endodôntico do elemento dental acometido, bem como nos casos de lesões traumáticas, viróticas ou no pós-operatório, promovendo uma reparação tecidual mais rápida e com padrão de qualidade histológica superior.
✓ Redução de edema e de hiperemia (efeito antiinflamatório, antiedematoso e normalizador circulatório)
Podemos utilizar o laser em polpa durante o tratamento de corte ou desgaste do tecido dental, para eliminar a pulpite transitória que se instala após esse tipo de tratamento. Recomendamos, que se utilize imediatamente após o procedimento de dentística ou de preparo para prótese, com a finalidade de reduzir a inflamação e com subseqüente minimização da dor. É bastante satisfatória também, sua aplicação em pós-operatório de procedimentos no campo da periodontia, assim como no pós-operatório de cirurgia oral menor, principalmente se esta for traumatizante ou complicada.
✓ Hipersensibilidade dentinária
A hipersensibilidade dentinária é um problema que atinge atualmente grande parte da população. Além de causar desconforto bucal, gera uma série de inconvenientes na vida psicosocial do indivíduo, levando-o a restrições alimentares.
O tratamento eficaz da sensibilidade dentinária tem sido motivo de várias pesquisas na odontologia durante os últimos anos, e sem dúvida alguma, com o advento do uso do laser na odontologia tem-se uma nova opção de tratamento.
✓ Dores na articulação temporo-mandibular
Seu uso no campo da ATM é principalmente como um método auxiliar. Um tratamento que seja apenas à base de laser, dificilmente produzirá resultados duradouros, fundamentalmente, pelos mesmos motivos que um tratamento medicamentoso também não resolve sozinho, apenas ajudam no controle da dor e da inflamação.
✓ Parestesias e paralisias faciais
A parestesia é um distúrbio da sensibilidade causado por uma lesão nos nervos. Geralmente são reações locais e sistêmicas relacionadas com a anestesia local. A Laserterapia pode ser utilizada como forma terapêutica, pois ajuda na reparação do nervo periférico devolvendo a sensibilidade.
A paralisia facial é uma doença dos nervos da face cujos sintomas freqüentemente são muito assustadores para o paciente. Existem duas formas: idiopática e sintomática.
✓ Quimioterapia e Radioterapia
Ajuda a reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia, alivia dores e aftas na boca de pacientes oncológicos.
✓ Mucosite
A Mucosite é uma doença da boca provocada por quimioterapia e radioterapia e é um dos principais efeitos colaterais indesejáveis no tratamento do câncer. A dor associada a mucosite, dificulta a mastigação, a deglutição e freqüentemente é causa de interrupção temporária do tratamento e de atraso na recuperação do paciente. A Laserterapia e indicada para prevenir e tratar essa patologia, podendo ser utilizada tanto isoladamente quanto em associação com medicamentos. Conseqüentemente trará alivio da dor, maior conforto ao paciente, controle da inflamação, manutenção da mucosa integra e um maior reparo tecidual.
✓ Xerostomia (secura da boca)
Pacientes que recebem Radioterapia nas regiões Cervical, Cabeça, Pescoço e Cavidade Oral ocorrem o comprometimento das Glândulas Salivares maiores e menores causando invariavelmente a Xerostomia (Boca seca e Diminuição no Fluxo Salivar).
✓ Herpes
O herpes labial normalmente se manifesta por um período de sete a dez dias e envolve três fases. Na etapa inicial, que dura de um a dois dias, o paciente costuma sentir um formigamento na região afetada. Na segunda, que se prolonga por cinco a sete dias, ocorre a erupção das bolhas. Geralmente com a duração de três dias, a terceira fase se caracteriza pela formação de feridas na área atingida. Além de diminuir o período de manifestação do herpes, a laserterapia tem ação analgésica, ou seja, reduz as dores causadas pelo mal.
✓ Aftas
As úlceras aftosas recorrentes são feridas dolorosas comuns da mucosa da boca e que podem ocorrer por diversas razões.
A Laserterapia alivia as dores, aumenta a imunidade local do paciente e minimiza o tempo de cicatrização da lesão.O laser atua como importante agente antiálgico e favorece de maneira bastante eficaz a reparação tecidual da região lesada.
✓ Alveolites
O tratamento da alveolite visa, sobretudo a cura da infecção e o alívio da dor provocada, procurando substituir o osso necrosado por osso normal, propiciando o ciclo regenerativo do osso que, seguindo um processo normal, demora um período de 2 a 3 semanas.
✓ Bioestimulação ósseao
O laser atua na bioestimulação óssea em diversas áreas da Odontologia – em cirurgia oral menor, acelera o tempo de reparação e melhora a qualidade histológica; em endodontia, utilizamos para regeneração de lesões apicais de difícil solução e que não respondam a tratamentos convencionais; em periodontia, é utilizado para pacientes com reabsorções radiculares.
✓ Cárie
Em casos de sensibilidade pós-preparo cavitário, elimina a sensação de desconforto, além de minimizar o tempo e melhorar a qualidade da reparação tecidual.

✓ Endodontia (tratamento de canal)
A Laserterapia tem um efeito analgésico, cicatrizante e antiinflamatório

✓ Clareamento dental
O clareamento dentário a laser feito no consultório proporciona dentes mais brancos em um período de tempo mais curto. Com um diagnóstico preciso, o clareamento dentário a laser pode ser o tratamento mais simples e menos invasivo para clarear dentes escurecidos. O clareamento dentário a laser pode, também, diminuir ou eliminar muitas manchas em dentes que foram submetidos a tratamento de canal.

✓ Ação antimicrobiana em bolsas periodontais e canais radiculares (quando utilizada a técnica da terapia fotodinâmica (PDT)
Ação antimicrobiana como um antibiótico local. Ação contra fungos, bactérias, vírus e parasitas.

Benefícios da Laserterapia na Odontologia
Ajuda a diminuir o desconforto do paciente no momento da aplicação da anestesia, visto que pode ser utilizado como pré-anestésico. Posteriormente à administração anestésica, o laser pode ser utilizado para diminuição do desconforto causado pela penetração da agulha. Adicionalmente, o laser promove aumento da microcirculação e, desta forma, ajuda na absorção do anestésico, nos casos de pacientes com dificuldade para serem anestesiados.

Na área cirúrgica, a laserterapia tem sido utilizada na extração dental, no tratamento da alveolite (processo inflamatório, infeccioso e doloroso que pode ocorrer após a extração dental) e na amenização dos sintomas após a realização da extração dental, visto que promove diminuição do edema, da dor e reparação dos tecidos envolvidos.
Também, é muito utilizado laserterapia no tratamento da hipersensibilidade dental que está associada a uma dor aguda, súbita e de curta duração. A hipersensibilidade pode ocorrer durante ou após a restauração dental (popularmente, chamada de obturação), pela retração da gengiva, e após o clareamento dental. Nestes casos, a aplicação do laser ajuda a promover a diminuição da hipersensibilidade.

Auxilia, paralelamente, na realização dos tratamentos convencionais para a disfunção da ATM, cujo principal sintoma é a dor e estalos durante a abertura e fechamento da boca.
O laser tem sido utilizado, também, nos tratamentos de ulcerações (aftas) que acometem cerca de 20% da população; sensações dolorosas (glossodínia) na língua e mucosa cuja incidência 4 vezes maior nas mulheres do que nos homens; Nas infecções pelo vírus do herpes simples que incidem em 40% da população e que pelo menos 90% da população já teve contato com o vírus; Na mucosite, doença que acomete principalmente pacientes em tratamento de quimioterapia ou radioterapia causando dor e limitação da ingestão de alimentos, estima-se uma redução de aproximadamente 50% no tempo de tratamento, com a aplicação coadjuvante da laserterapia.

Benefícios da Laserterapia no clareamento dental
Por último, ainda é possível citar a vantagem da utilização da laserterapia no clareamento dental, visto que permite sua realização em sessão única pela aceleração de ativação dos agentes clareadores utilizados. Adicionalmente, diminui a sensibilidade pós clareamento dental.

Vale ainda ressaltar que a maior parte dos procedimentos com o laser terapêutico odontológico pode ser feita sem a necessidade de utilização de anestesia.
A capacitação do profissional na área é fundamental para que o paciente possa usufruir de todos os benefícios que o laser oferece. Apenas o profissional capacitado terá resultados clínicos satisfatórios, nós do Grupo New Life Odontologia mantemos o compromisso com nossos pacientes em buscar o que há de melhor e mais moderno para a qualidade e sucesso dos tratamentos.